segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Novidades de janeiro


Este mês a BE tem novidades. O esforço, o trabalho compensam. Os amigos também se lembram de nós e oferecem livros. A melhor prenda que poderíamos desejar!


“Afmau, que significa «leal e fiel» na língua mapuche, a língua da Gente da Terra, é o nome ideal para um filhote de pastor-alemão que, sobrevivendo à fome e ao frio da montanha onde nasceu, assim demonstra a sua enorme lealdade à vida. Na companhia de Aukamañ, um rapazinho mapuche, Afmau aprende a conhecer o mundo que o rodeia e a respeitar a diversidade da natureza.
Porém, nem todos pensam da mesma forma: um bando de estrangeiros, com costumes estranhos aos da Gente da Terra, chega à aldeia onde Afmau vive, semeando o caos e o medo.
Condenado daí em diante a uma vida de servidão e crueldade, obedecendo a uma missão odiosa - perseguir e capturar todos os que se oponham ao bando de estrangeiros -, o destino acaba por proporcionar a Afmau uma derradeira oportunidade de redenção, numa fábula maravilhosa e naturalista onde Luis Sepúlveda reflete sobre o peso do passado e da memória, a força da amizade e da solidariedade e o respeito pela Terra e por todos quantos nela habitam.”


 Um livro de receitas desenvolvidas pelo Chef Hernâni Ermida e devidamente aprovadas pela Direção Geral de Saúde.




Um livro com uma descrição de alguns dos sítios portugueses que fazem parte da lista da UNESCO do Património Mundial.
Eis aqui a lista do património mundial português: 
(clicar sobre cada uma para obter mais informação)


Mais informação sobre Portugal e o Património Mundial da Unesco aqui.



"Pela primeira vez o Greg não está na escola. É que chegaram as férias de Verão e toda a gente se diverte na rua. Mas onde está o Greg Heffley? Enfiado em casa, a jogar videojogos, com as cortinas fechadas. O Greg é assumidamente um «jovem caseiro», e está a viver as férias de sonho: sem regras, sem responsabilidades. Mas para a mãe dele as férias ideais incluem muitas actividades ao ar livre e a «união da família». Qual deles conseguirá impor a sua opinião? Ou irá a chegada de um novo elemento à família Heffley mudar tudo? "



"No novo livro agora lançado pela APS, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães enveredam por um estilo de história policial para dar a conhecer aos mais novos as especificidades das várias profissões ligadas aos seguros, nomeadamente a profissão de perito, que é o personagem principal de “Um perito em busca da verdade”"




"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.


Histórias valiosas para pais e filhos! 


O Urso, o Macaquinho e o Colibri 

O Menino Pescador e o Golfinho

A Princesa Viajante e o Velho Rei 
O Macaco albino 
O Nababo Vaidoso 
Idris



Histórias que ensinam valores muito importantes, inventadas por um médico que tem dedicado grande parte da sua vida a ajudar os outros." 


"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.



O Pássaro Mágico que às vezes nos acompanha precisa de liberdade para desempenhar a sua função. Se lhe dermos espaço e o respeitarmos, se formos capazes de o amar para além da posse, se o não tomarmos como nossa propriedade — ensinar-nos-á que a vida é um milagre de todas as horas e que as cores da felicidade podem habitar nos nossos corações. Uma belíssima história infantil de Ruth Almog — premiada escritora israelita — inspirada por um conto popular de Rubem Alves — escritor, educador e teólogo brasileiro."


"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.



Ao receber de herança a biblioteca de Leonor, Rafael está longe de imaginar que ela esconde o mais incrível segredo...Quando Alice, Pinóquio, o Capitão Gancho e todos os personagens dos seus contos preferidos ganham vida e começam a sair dos livros, Rafael nem quer acreditar. Contudo, uma terrível maldição cai sobre eles e só Rafael os pode salvar. Lançado numa corrida contra-relógio, será o nosso pequeno herói capaz de libertar os seus novos amigos?"




 "A mais completa gramática prática de Português oferece aos alunos a resposta a todas as dificuldades encontradas na aprendizagem da língua portuguesa.

Esta edição contém:

• um índice simples e claro dos conteúdos;
• resumos breves e esquemáticos dos conteúdos;
• um elevado número de exercícios de aplicação;
• as soluções de todos os exercícios."


 “Na Livraria mais bonita do Mundo, Lello” é o nome do livro que “conta o conto da Livraria Lello na visão de um menino que visita a livraria portuense, passeia pelos seus corredores, sobe as escadas e descobre as histórias que estas estantes guardaram e continuam a guardar, encantado por todos os seus recantos” ...
Ler mais aqui.


"São 26 letras e 54 sentimentos que os textos de Aline e as ilustrações de Joana Pinto propõem a todas as crianças. Educar para os valores é preparar um país melhor, porque 26 Letras soltas é uma festa, com certeza! Sós ou acompanhadas muito podem fazer. É a base da língua e da escrita portuguesa Que a todos (e tudo) nos faz aprender."


"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.



O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Certo dia, ao ler A Enciclopédia das Bruxas, descobre que elas adoram gatos pretos. Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca na sua vida viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta: «Desculpa... Por acaso és uma bruxa?», engana-se sempre! Por fim, o gato Leonardo desiste e regressa à biblioteca... sem desconfiar de que há uma grande surpresa à sua espera!"


"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.



Era uma vez uma bruxa, mas não pensem que era uma bruxa como as outras. Nada disso. Ao contrário do que é costume, a Carlota Barbosa tem medo de tudo e por isso, em vez de assustar, é ela quem se assusta. E assusta-se por tudo e por nada: treme quando vê um sapo; o escuro deixa-a com os nervos em franja. Se encontra uma aranha, dá logo um salto até ao tecto. E quando voa no céu a alta velocidade, cai da vassoura abaixo se um mocho lhe cruza os ares. Mas a Carlota tem um grande amigo, um companheiro inseparável: é o Espinosa, o seu gato de estimação. Graças a ele, a Carlota torna-se uma bruxa verdadeira e corajosa. E assim perde a sua alcunha... Medrosa! "


"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

EXCERTOS
- Avô, quem é este general que deu o nome à avenida onde eu moro?
- É o General sem Medo.
- Chama-se Humberto Delgado, não é? Conta-me o que lhe aconteceu para ter o nome em tantas ruas...
- E também em avenidas, largos e praças, coisa que só acontece quando uma pessoa representa muito para o povo a que pertence.

- Gostava de saber mais sobre este general. "



"A Rã Jeremias ia pescar o jantar para os seus amigos. Mas aguardava-a uma grande aventura… Estes célebres livrinhos da Colecção Pedrito Coelho foram escritos e ilustrados por Beatrix Potter e têm encantado as crianças do mundo inteiro há mais de quatro gerações. "

"
 O Tó Gatinho é muito traquinas, e a Senhora Gata Malhadinha terá de ter muita paciência para as brincadeiras dos seus filhos."


"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Muitos foram os nossos grandes escritores que embora escrevendo essencialmente para adultos nem por isso olvidaram os pequenos leitores dedicando-lhes alguns dos seus escritos sob formas tão diferentes como a poesia e a ficção e com objectivos igualmente tão diversos como a formação educativa, didáctica e pedagógica, o meramente recreativo ou estas ambas vertentes. Citamos, a título de exemplo, João de Deus com a sua Cartilha Maternal e lindos poemas para a infância, Afonso Lopes Vieira com Os Animais nossos Amigos, Gomes Leal com Jesus Cristo para as Criancinhas Lerem, Guerra Junqueiro com os seus Contos para a Infância, António Sérgio com as adaptações de vários contos mitológicos e populares, Jaime Cortesão com o seu Romance da Ilhas Encantadas, Aquilino Ribeiro com o seu Romance da Raposa, e Antero Quental com o Tesouro Poético da Infância, livro coligido e ordenado por ele, que inclui o poema As Fadas, agora reeditado com as belíssimas ilustrações de Raquel Pinheiro. Neste belo poema é recriado, com a fértil e sensível imaginação do poeta, o universo fantástico e encantador das fadas que desde tempos imemoriais tem encantado e feito sonhar sucessivas gerações de pequenos e grandes leitores. Quem nos verdes anos da sua infância não terá dito ou pensado: "As fadas… eu creio nelas" e acreditado piamente na sua existência? "




"Esta é uma viagem pelas areias desérticas do Norte de África até um lugar  belo e mágico chamado Gizé. Ao longo da História, as pessoas foram a Gizé na esperança de encontrarem tesouros escondidos. Ainda é um lugar com muitos mistérios por resolver.
É uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Regressamos 4500 anos atrás, até uma das mais antigas civilizações da terra. O nosso destino é o Antigo Egito, governado pelos faraós -reis que se pensava que se tornariam deuses quando morressem."



"Em Princesas, encontramos a Cinderela e outras celebridades mas, sobretudo, descobrimos princesas desconhecidas, princesas injustamente esquecidas.

E não é tudo. Em Princesas, há histórias, anedotas, segredos e retratos. Há coisas que fazem rir, outras que assustam, e algumas que fazem sonhar.

E não é tudo. Em Princesas, não há só princesas.

Há também cofres, sombrinhas e beijos.
Há jardins, um príncipe e borboletas negras. Um planisfério e mistérios.
Há amor. Como sempre. Mas não há só isso.
Princesas fala das princesas como nunca ninguém o fez, mostra-as como nunca ninguém as viu. Mas isto não é tudo… "



"Era uma vez uma linda menina a quem chamavam Capuchinho Vermelho, porque usava, todos os dias, uma capa vermelha com capuz, feita pela sua querida avó. Um dia, a sua mãe fez-lhe um pedido. "


""Eu sou assim" integra a colecção "Quero saber" e dá resposta às mais pertinentes questões sobre o corpo humano, colocadas pelas crianças. 
O prazer da descoberta, quando acompanhado por informações correctas e enquadradas, promove uma aprendizagem eficaz. 
Com textos simples e apelativos e ilustrações dinâmicas, esta colecção vai ao encontro das expectativas das crianças e dos seus educadores.
Sou criança e estou a crescer, tantas coisas...quero saber !"


"Na Aldeia das Cores tudo resplandecia de cor e vivacidade. Os seus habitantes eram muito felizes. Na verdade, nem todos... O velho Jeremias era o único que vivia num mundo a preto e branco. Sentia-se muito só pois todos o ignoravam e tratavam com desprezo. Mas, certo dia, um acontecimento inesperado roubou o principal tesouro da Aldeia das Cores e provocou uma valente reviravolta. "


"Sentada na sala de aula, Maria Aluada observa tudo o que se passa à sua volta. Daquele lugar faz muitas viagens e quase sempre é obrigada a regressar antes de as terminar. Por vezes, a aterragem é forçada e Maria demora a recuperar. Mas arranja sempre forma de lá voltar. "


"O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:
• A sua avozinha é uma famosa ladra de joias.
• E toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben…

Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams, com mais de 8 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo."



"Fred, o Estranhão, é um rapaz de 11 anos, com um Q.I. acima da média, que conta a sua estranha vida (a família, a escola, os amigos, os amores), com palavras e desenhos, enquanto reflete sobre tudo o que o rodeia.
O seu grande desafio é viver uma vida normal, sem sobressaltos, e chega a fingir que é estúpido para não ser incomodado pelos que fingem ser inteligentes. Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?


IMAGINAÇÃO SEM LIMITES E HUMOR, MUITO HUMOR INTELIGENTE, NO LIVRO MAIS ESTRANHO E DIVERTIDO DO ANO.



CRÍTICAS DE IMPRENSA
A narrativa tem um ritmo incrível, a escrita é inteligente, o vocabulário é verosímil na boca de um gaiato com este perfil. É o caso típico da literatura infantil que lhe queremos recomendar: é para miúdos, não é para meninos. E é muito bom.
Time Out
Álvaro Magalhães dá-nos numa linguagem simultaneamente acessível e poética a voz deste menino igual a muitos outros e por isso mesmo diferente de todos os outros. As ilustrações complementam da melhor maneira o encontro num belo livro entre o humor, a inteligência e uma indisfarçável ternura pela infância.

Carlos Vaz Marques, TSF "



"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.



História de um homem sempre definido por comparação aos bichos." 


"Com uma linguagem acessível aos mais novos, Agostinho Santos relata a vida e a obra do arquitecto e pintor Nadir Afonso, sendo o biografado o autor das ilustrações.

Mais do que um livro para crianças, esta é uma obra para coleccionadores e apaixonados pelas artes. "



"Sobrevivendo aos tempos, os provérbios ou ditos populares são expressões ou frases que permanecem no nosso quotidiano como sinónimo de sabedoria popular e reflexo cultural, procurando transmitir experiências de vida, oferecendo conselhos na vida agrícola, arbitrando relações humanas ou fixando normas de moral comum. Neste livro, a seleção dos provérbios regeu-se pelo universo infantil, procurando reter as expressões que, pela sua simplicidade, moralidade ou fantasia, possam ser objeto de interesse dos mais novos. "


"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Também recomendado Formação de Adultos, sugestão de leitura.



Presente, Futuro, Gerúndio, Imperativo, Pretérito Perfeito, Imperfeito eMais-Que-Perfeito 

Lê este álbum e verás que não há dois poemas iguais. Uns têm mais humor e ironia, outros melancolia, e para cada poema foi escolhido um determinado tempo verbal. Consegues identificá-los? "

Sem comentários:

Enviar um comentário